Colunistas - Rodolfo Bonventti

Cassiano e suas charmosas Locomotivas dominam o horário das sete na TV Globo

10 de Novembro de 2016

 

Cassiano Gabus Mendes escreveu em 1977 para a TV Globo um dos seus maiores sucessos em telenovela: a despretensiosa  “Locomotivas”, que com mais de 160 capítulos, registrou excelente audiência para o horário das 19 horas.

Com direção de Régis Cardoso e Fábio Sabag, “Locomotivas” foi a primeira novela das sete da noite totalmente em cores e era ambientada na cidade do Rio de Janeiro.

Era a história da divertida ex-vedete Kiki Blanche, dona de um sofisticado salão de beleza na Zona Sul da Cidade Maravilhosa, que vivia com seus cinco filhos: Milena, Fernanda, Paulo, Renata e Regina, sendo que apenas a primeira era sua filha legítima e todos os outros adotados.

Ao redor dos filhos de Kiki e do seu salão de beleza giravam todos os outros personagens da novela que tinha no charmoso advogado Fábio, por quem Milena e Fernanda se apaixonam ao mesmo tempo, o principal galã da história.

A novela marcou a estréia da veterana Eva Todor na TV Globo e nas novelas, vivendo Kiki Blanche, além de ser a primeira experiência do ator Dennis Carvalho, que vivia o Netinho, na direção das novelas, já que ele dirigiu várias cenas dos últimos capítulos.

Com a personagem de Kiki Blanche baseada em vedetes como Virgínia Lane, Mara Rúbia e Nélia Paula, a novela de Cassiano também revelou o ator português Tony Correa, que vivia o Machadinho e confirmou o talento de Lucélia Santos, que depois de ter vivido a escrava Isaura se transformou na temperamental e decidida Fernanda.

A novela foi uma das primeiras a serem exportadas para outros países da América do Sul e fez muito sucesso também no Chile. Vários acessórios usados por alguns personagens da novela se transformaram em sucesso de venda no País, abrindo assim a oportunidade da emissora negociar muitos produtos associados aos personagens e começar a pensar no merchandising nas novelas.

No grande elenco, além dos já citados se destacavam Aracy Balabanian como Milena e Walmor Chagas vivendo o advogado Fábio, além do grande desempenho de Miriam Pires como a supermãe dona Margarida.

Completavam o elenco: Elizângela, Thais de Andrade, João Carlos Barroso, Ilka Soares, Rogério Fróes, Maria Cristina Nunes, Roberto Pirillo, Hélio Souto, Eloisa Mafalda, Terezinha Sodré, Célia Biar, Gilberto Martinho, Lady Francisco, Isaac Bardavid, Oswaldo Louzada, Suzy Arruda, Carmen Silva, Edson Silva, Gisela Rocha, Josephine Hélene, Danton Jardim, Antonio Victor e Miriam Fischer.

Foto 1 - A novela foi uma das maiores audiencias no horário das 19 horas na TV Globo

Foto 2 - Walmor Chagas e Aracy Balabanian formavam o par principal da novela

Foto 3 -  Os dois casais centrais eram vividos por Aracy e Walmor e Lucélia Santos e Tony Correa

Foto 4 - Lucélia Santos, Aracy Balabanian, Thais Andrade, Tereza Sodré e Maria Cristina Nunes

Foto 5 - Dennis Carvalho e Ilka Soares formavam um par nada tradicional na novela

Foto 6 - Eva Todor era a alegre e charmosa Kiki Blanche, um grande personagem

Foto 7 - João Carlos Barroso e Thais de Andrade eram dois dos filhos de Kiki Blanche

Foto 8 - Lucélia Santos, Elizangela e Thais de Andrade caracterizadas como vedetes
 

 

 

 

 

 

 


 

 

Comentários
Assista ao vídeo