Colaboradores - Lica Gimenes

IFA - Interior Fashion Arts 2016

24 de Outubro de 2016

Durante três dias a cidade de Ribeirão Preto respirou moda. Com a proposta de fortalecer o setor no interior paulista, a primeira edição do IFA – Interior Fashion Arts, aconteceu no Centro de Eventos Taiwan envolvendo feira de negócios de moda atacadista voltada para lojistas e público ligado ao setor, palestras de capacitação, exposição de artes e estilos e desfiles de grandes estilistas locais e nacionais.

O evento teve a abertura das exposições “A moda e seus infinitos Cafezais” – trazendo o luxo e a elegância das baronesas do café resgatados por renomados estilistas de Ribeirão Preto e região.

Foram quatro desfiles por dia, em uma passarela de 17 metros e com 420 lugares. Já a feira de negócios, foi uma oportunidade para fabricantes e lojistas de várias regiões do Brasil ampliarem seus negócios. O evento ocupou um espaço de 8 mil m².

Estilista João Pimenta elogio produção do DK em seu desfile no IFA

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma exposição de estilos recepciou os visitantes na entrada do evento. Com o tema “A moda e seus infinitos Cafezais”, a mostra teve como proposta aliar moda e arte. Renomados estilistas da cidade e da região foram convidados pelo IFA para resgatar a moda da época de ouro em Ribeirão Preto e transportar os estilos das baronesas para as tendências atuais.

Credenciamento IFA 2016

 

Visitantes do evento podem conhecer parte do acervo da exposição “Inspire-se, Expresse-se, Compartilhe”. São máquinas exclusivas da linha Utam Uno, customizadas por artistas renomados do estado de São Paulo.

 

“Coleção Elza Junqueira Leite de Moraes” – com trajes confeccionados entre as décadas 60 e 80, assinados por grandes nomes da moda como Christian Dior; 

 

A Galeria Toia Fonseca trouxe uma mostra de arte contemporânea com peças de 12 artistas de Ribeirão Preto e São Paulo, além de obras literárias de 40 autores locais e regionais.

"Palestras promovidas pelo Departamento de Tecnologia de Moda do SENAI de São Paulo e Franca/SP e pelo SEBRAE e a Galeria de Artes produzida pela Secretaria de Cultura da cidade também fizeram parte da programação do Interior Fashion Arts." Acrescenta Juliana Rangel Idealizadora e organizadora do IFA.

Juliana Rangel

Promovido pela Dress Code Eventos e Oceano Azul Eventos, o IFA  conta com o patrocínio de empresas ligadas ao segmento, como o Shopping Iguatemi Ribeirão Preto e a grife Golfe Class, além do apoio da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Senai, Sebrae, Sindicato das Indústrias do Vestuário de Ribeirão Preto (Sindiverp) e Convention & Visitors Bureau e Secretarias de Cultura e Turismo.

IFA 2016

DIA 20:

Palestra “Lançamento Caderno de Tendências” (SENAI SP)

Abrindo o cronograma de palestras, a designer Débora Sendão trouxe para o IFA as principais tendências e inspirações do mundo da moda

 

Desfile Golfe Class

 

 

 

Work Show Très Belle

Palestra “Como Planejar uma Coleção de Moda” (SENAI SP)

Desfile João Pimenta (SPFW)

 

 

 

 

 

DIA 21:

 O professor Thiago de Melo Rosa falou sobre Design estratégico”, apresentando a importância da gestão das atividades do design através do monitoramento do processo de criação de produto.

A importância da gestão de atividades do design através do monitoramento do processo de criação de produto foi tema de palestra com Thiago de Melo Rosa. 

Designer Salatiel Rodrigues propos um diálogo sobre o desenvolvimento de produtos com diferencial competitivo.

Desenvolvimento de produtos com diferencial competitivo é tema de palestra que acontece com o designer Salatiel Rodrigues. 

Desfiles das Marcas Mineiras (Tunally e Mariana Rosa com acessórios Virginia Moretti de São Paulo)

 

 

 

Palestra “Desenvolvimento de produto como diferencial competitivo” (SENAI Franca)

 Desfile Le Diamond.

 

 

 

 

 

 Work Show Studio DK.

 

 

 

 

O Studio DK preparou um Workshow para os visitantes do IFA. Profissionais do salão fizeram cabelo e maquiagem de seis clientes da marca, em cinco minutos.

DIA 22

Palestra “Construindo Marcas de Sucesso” por Alexandre Lima e Marcela Mariane

Desfile W. Veríssimo, que lançou sua primeira coleção de roupas no evento.

 

 

 

 

 

Palestra “Tempos de Visual Merchandiser”por Anderson Sanz (Visual Merchandiser)

 Desfile do estilista revelado pela Casa de Criadores, Leandro Benites, apresentar sua coleção da marca BEN na Passarela.

 

 

 

 

 

Desfile do projeto social PIM (Periferia Inventando Moda), que nasceu na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo, também tomou conta da passarela do IFA com uma mostra exclusiva de três de suas marcas.

 

 

 

 

 

 

No encerramento ainda aconteceu a final do concurso Top Model IFA 2016, na qual tive a honra de ser uma das Juradas.

Dionatan Ferreira e Jéssica Ferreira foram os vencedores do concurso Top Model IFA 2016. OS 15 modelos foram avaliados durante os três dias de evento. Além disso, houve um prêmio revelação - Douglas Beraldo e Tatianne Rosa serão agenciados por uma empresa internacional.

 

 

 

 

Foto: Fabio Melo / Nivaldo Oliveira

 

Comentários
Assista ao vídeo