Colaboradores - Lica Gimenes

Fundação do Livro e Leitura e USP/Ribeirão firmam convênio de cooperação acadêmica

2 de Outubro de 2016

Sempre buscando novas parcerias e a criação de novos projetos, aFundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto acaba de celebrar um convênio com a Universidade de São Paulo – USPpor meio da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, visando a cooperação acadêmica na área cultural. A parceria tem como foco principal a difusão e formação do livro e leitura e traz em sua proposta diversas ações que serão realizadas em conjunto pelas instituições.

Todos os projetos incluídos no convênio foram elaborados de acordo com o Plano Nacional de Cultura, Plano Nacional de Educação e Plano Nacional do Livro e Leitura. Dentre as principais propostas estão: fortalecimento de uma rede de bibliotecas públicas e comunitárias, realização de pesquisas e criação de um banco de dados sócio cultural, realização de eventos envolvendo alunos e professores da USP, promoção de cursos de qualificação e publicação em conjunto de materiais.

Além disso, as ações desenvolvidas serão abertas para que a comunidade possa aproveitar as oportunidades e também contribuir com sugestões e novas ideias. “Penso que, para a USP, essa é uma forma de retribuir o investimento que é realizado para com as universidades. Estar próximo das pessoas e realizar atividades de pesquisa e extensão representa fortalecer os laços da universidade com a população e levar o livro e a leitura para todos”, afirma o professor e coordenador do curso de Biblioteconomia e Ciências da Informação e da Documentação da USP, Dr. José Eduardo Santarem.

José Eduardo Santarem

Segundo a presidente da Fundação do Livro e Leitura, Adriana Silva, essa parceria com a USP tem uma forte relevância para a entidade. “Poder contar com o apoio de professores gabaritados e também trazer os alunos da USP para projetos da Fundação é fundamental para a criação de novas propostas de interesse da população de Ribeirão Preto”, revela Adriana.

Adriana Silva 

Para o professor José Eduardo Santarem, ambas as instituições e também a cidade só têm a ganhar com esse trabalho em conjunto. “A USP entende que a Fundação do Livro e Leitura é a parceira ideal, formada por uma diretoria engajada e que, com o nosso apoio, pode tornar o acesso ao livro e à leitura uma realidade para todas as comunidades de Ribeirão Preto”, avalia o professor.

 crédito: Verbo Nostro Comunicação Planejada

Comentários
Assista ao vídeo