Viver - Saúde

Escolhas alimentares incorretas podem afetar o funcionamento do seu organismo

15 de Julho de 2016

Estamos saturados de tantas informações nutricionais, que falam sobre o que devemos comer ou evitar na nossa dieta. Como coach de saúde, tenho notado em minhas pacientes um fator que faz muita diferença no momento de optar por uma vida saudável, é entender como a escolha dos alimentos podem afetar o funcionamento do corpo, mexe com humor e temperamento, permitindo ter mais paciência e encarar de uma forma diferente os primeiros dias da mudança de hábitos. 

Como exemplo, o consumo de água nesses primeiros dias de transição é importantíssimo para ajudar a nivelar o índice glicêmico e outros excessos que poderíamos ter.

Está comprovado cientificamente que as nossas papilas gustativas nos ajudam a reagir aos diferentes sabores dos alimentos e são renovadas a cada duas semanas, num prazo de 15 dias de hábitos alimentares saudáveis. S??eu gosto vai mudar apoiando-o e querendo consumir comida mais saudável.

Espero que essas informações incentive você para fazer está mudança na sua alimentação para uma melhor qualidade de vida.

Refiro-me principalmente aos neurotransmissores, as moléculas que transferem informações de um neurônio para outro e que afetam diretamente o nosso cérebro e estado de espírito e energia.

Nas minhas diferentes experiências como coach de saúde, um dos casos mais comum, ocorrem devido ao consumo de carboidratos que gera hipersensibilidade que cada vez mais, desenvolvendo alergias ou intolerância ao glúten. 

Tive uma paciente que por 15 anos não conseguia perder 7 quilos e tinha um problema grave de intestino preso e inchaço constante nas suas pernas.

Equilibrar a alimentação e a quantidade de carboidratos resolveu todos seus problemas e em quatro meses ela perdeu os 7 quilos. E ainda hoje, depois de dois anos os 7 quilos nunca mais voltaram e ela aprendeu a balancear a quantidade apropriada de carboidratos para seu corpo e estilo de vida.  

Entenda o efeito do carboidrato e da proteína no organismo:

Muitas vezes as pessoas se queixam de falta de energia e culpam o emprego ou trabalho, o ritmo do dia-a-dia. Será está é a razão da nossa fadiga ou falta de energia? 

A última coisa que pensamos é na quantidade ingerida diariamente de carboidratos.

Ao consumir o carboidrato estamos estimulando a produção de serotonina, um neurotransmissor que nos relaxa, mas por sua vez, o excesso dele nos deixa com falta de energia, mais letárgicos. Então, se o cardápio do dia foi principalmente pães, massas, farinhas e frutas você vai se sentir exausto, especialmente as cinco da tarde quando sentimos todo o cansaço do dia sobre nosso corpo.

Por outra outro lado, o consumo de proteína libera serotonina que nos faz sentir mais alerta e enérgicos, mas a proteína em excesso pode causar irritabilidade e tensão. Por isso, quando experimentamos dietas que eliminam a maioria dos carboidratos ficamos muitos irritados e sensíveis.

A quantidade certa de proteína ajuda na concentração, por isso, nos dias de desafio na escola ou um dia intenso no escritório uma boa opção de café da manhã, são os ovos mexidos.

Nosso corpo é maravilhoso e foi criado para trabalhar a nosso favor, para sempre nós apoiar quando fazemos mudanças saudáveis. Seu corpo sempre vai fazer a sua parte para atingir e ter sucesso neste objetivo.

Dê-se uma oportunidade e acredite na capacidade de seu corpo, o segredo está em que você escolhe para comer.

Andrea Bracelis - Coach de Saúde 

www.sintonizeseupeso.com.br

Comentários
Assista ao vídeo