Cultura - Cinema

São PAulo Hi Fi

12 de Maio de 2016

FICHA TÉCNICA
Roteiro, produção e direção LUFE STEFFEN
Produção executiva TAÍS NARDI
Direção de produção EDU LIMA
Direção de fotografia e câmera THAISA OLIVEIRA
Som direto TOMÁS FRANCO / GUILHERME ASSIS
Montagem JOSÉ MOTTA / LUFE STEFFEN

SINOPSE
Documentário histórico que resgata a era de ouro da noite gay paulistana, fazendo uma viagem pelas décadas de 1960, 70 e 80 – a bordo das lembranças de testemunhas do período, trazendo à tona as casas noturnas que marcaram época, as estrelas, as transformistas, os heróis, e até os vilões: a ditadura militar e a explosão da aids.

SINOPSE  CURTA
Documentário que resgata a era de ouro da noite gay paulistana nas décadas de 60, 70 e 80 – com as casas noturnas, as transformistas, os militantes, em plena época da ditadura militar.

ENTREVISTAS
Ao longo das gravações, registradas em junho de 2013, a equipe entrevistou cerca de vinte pessoas, que revelaram suas memórias e experiências. O escritor João Silvério Trevisan, o jornalista Celso Curi – autor da pioneira “Coluna do Meio”, primeira coluna gay do jornalismo brasileiro, em 1976 –, o historiador norte-americano James Green e os jornalistas Leão Lobo e Mário Mendes, entre outros, dão seus depoimentos no filme. 
A empresária Elisa Mascaro é outro destaque. Ao lado do marido, Fernando Simões, ela foi proprietária de três casas noturnas que marcaram o cenário gay da cidade: o K-7, o Medieval e a Corintho.
A transformista Miss Biá, que começou a carreira em 1960, a transexual Gretta Starr e a drag queen Kaká di Polly também comparecem com histórias pitorescas, emocionantes e inesquecíveis.

LOCAIS
Ao longo das entrevistas, diversas casas noturnas e bares foram relembrados, como a boate Homo Sapiens ( a famosa “HS”, onde hoje funciona a boate gay Bailão ), a danceteria Off, o “inferninho” Val Improviso e os bares lésbicos Ferro’s Bar, Moustache e Feitiço’s. Além, naturalmente, da boate Nostro Mondo, inaugurada em 1971 e que durou 42 anos.

PRÊMIOS
Prêmio do Público: Melhor Documentário – 18º Queer Lisboa / Lisboa, Portugal
3º Prêmio Papo Mix da Diversidade – Categoria Cultura LGBT
Prêmio Câmara Municipal de São Paulo – Dia Municipal de Combate à Homofobia
Troféu Ida Feldman – 21º Festival Mix Brasil da Diversidade Sexual

FESTIVAIS
21º Festival Mix Brasil da Diversidade Sexual / São Paulo, SP / Rio de Janeiro, RJ / 2013
4º Close – Festival da Diversidade Sexual / Porto Alegre, RS / 2013
6º In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical / São Paulo, SP / 2014 
3ª Sansex – Mostra de Cinema da Diversidade / Santos, SP / 2014
28º Mix Milano Festival / Milão, Itália / 2014
4º Rio Festival Gay de Cinema / Rio de Janeiro, RJ / 2014
18º Queer Lisboa / Lisboa, Portugal / 2014
7ª Mostra Possíveis Sexualidades / Salvador, BA / 2014
4ª Mostra Interiores de Cinema da Diversidade Sexual / Rio Preto, SP / 2014
2º Recifest / Recife, PE / 2014
14º For Rainbow / Fortaleza, CE / 2014

HISTÓRICO DO FILME
“São Paulo em Hi-Fi” foi exibido pela 1ª vez em novembro de 2013 no Festival Mix Brasil da Diversidade Sexual, em São Paulo. No fim de 2014, o projeto foi premiado pelo programa “Fomento ao Cinema Paulista” do  ProAC – Governo do Estado de São Paulo, e recebeu apoio da Sabesp para ser finalizado. Assim, o filme ganhou nova mixagem de cor, de som, trilha sonora original, nova direção de arte e repaginação geral. Transformou-se num novo filme, a versão definitiva da obra – e é essa versão que finalmente estreia nos cinemas, em maio de 2016, pela 1ª vez em circuito.

CURRÍCULO DO DIRETOR
Lufe Steffen é cineasta, roteirista, escritor e jornalista. “São Paulo em Hi-Fi” é o segundo longa-metragem dirigido por ele. O primeiro é “A Volta da Pauliceia Desvairada”, também documentário, rodado em 2012, focalizando a noite gay de São Paulo nos dias atuais.

Em 2016, lançou seu segundo livro: “O Cinema que Ousa Dizer Seu Nome” 
( Editora Giostri ), coletânea de entrevistas com 24 cineastas brasileiros cujos filmes abordam o universo LGBT – entre eles, o autor entrevistou a si próprio.

Em 2008, ele havia lançado o livro “Tragam os Cavalos Dançantes”, pela Dynamite Produções. A obra é um livro-reportagem sobre os dez anos de existência da festa Grind, sediada na casa noturna paulistana A Lôca.

Como jornalista, atuou como repórter, redator e fotógrafo para veículos LGBT 
( site Mix Brasil, revista G Magazine, revista e site A Capa ) e de cultura geral 
( sites Virgula e iG ), além de apresentar programas de TV via internet, como “Boa Noite Bee” (2008), “Direto da Redação” (2011) e “Tricotando Lurex” (2014).
 

Filmografia do diretor
Como roteirista, produtor e diretor realizou os curtas-metragens:

“Ame, Antes que o Filme Acabe” – 1997 – exibido no 5º Festival Mix Brasil da Diversidade Sexual

“A Hora da Caiçara” – 1998 – exibido no 6º Festival Mix Brasil

“Os Clubbers Também Comem” – 1999 – Prêmio Especial do Júri no 7º Festival Mix Brasil da Diversidade Sexual / exibido no Canal Brasil, no programa “Cine Mix Brasil”, em 2009 / exibido no Mix Mexico e no Mix New York

“A Cama do Tesão” – 2000 – exibido no 8º Festival Mix Brasil da Diversidade Sexual / exibido no 16º Festival Internazionale di Film com Tematiche Omosessuali – Turim, Itália

“Rasgue Minha Roupa” – 2002 – Melhor Montagem na Mostra de Super-8 do 30o Festival de Gramado ( RS ) / Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Filme pelo Júri Popular e Melhor Ator na 5a Mostra Londrina de Cinema ( PR ) / Troféu Arco-Íris no 1o Cine Esquema Novo ( Porto Alegre – RS ) / Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Atriz no 7o Festival de Cinema Super-8 de Campinas ( SP ) /Melhor Filme em Super-8 no 25o Festival Guarnicê de Cinema e Vídeo ( São Luís – MA ) / Melhor Filme pelo Júri Popular e Menção Honrosa para Direção de Atores no 4o Festival de Cinema Super-8 de São Paulo ( SP ) /exibido no Canal Brasil, no programa “Cine Mix Brasil”, em 2008

“Meu Namorado é Michê” – 2006 – Prêmio Porta-Curtas Petrobrás no 14º Festival Mix Brasil da Diversidade Sexual / exibido no Canal Brasil, no programa “Cine Mix Brasil”, em 2008 / exibido no 2º For Rainbow de Fortaleza ( CE )

“Beija-me se For Capaz” – 2006 – exibido no 11º Queer Lisboa

“Fumaça em Formatos Bizarros” – 2010 – exibido no 3º Festival Cine-MuBE de Cinema Independente e no 18º Festival Mix Brasil da Diversidade Sexual

“Arlequinal!” – 2013 – exibido na 2ª Semana Paulistana do Curta-Metragem / CCSP – Centro Cultural São Paulo

 

CIGANO FILMES

Cigano Filmes é uma produtora independente, baseada em São Paulo. Em 2016, a Cigano lança seu primeiro longa-metragem, “São Paulo em Hi-Fi”, e seu mais recente curta-metragem, “Xavier”, de Ricky Mastro.

CONTATOS

 

Cigano Filmes

Tai?s Nardi (produtora executiva)

tais@ciganofilmes.com.br

+55 (11) 98171-8032

 

Lufe Steffen
lufesteffen@yahoo.com.br

+55 (11) 99344-8707


PÁGINA DO FILME: https://www.facebook.com/saopauloemhifi

Comentários
Assista ao vídeo