Viver - Saúde

Alimentação Complementar (Parte I)

4 de Abril de 2016

Quando o bebê atinge o sexto mês de vida, o processo de crescimento se acelera e ele precisa comer outros alimentos, porque o leite materno ou a fórmula infantil já não dão mais conta de alimentá-lo adequadamente.  Porém o leite materno ou a fórmula infantil não devem ser trocados por essas novas refeições. Caso a criança seja alimentada com leite de vaca, a introdução da alimentação complementar será feita a partir do segundo mês.

Oferecer alimentos antes dos seis meses de idade poderá atrapalhar o sucesso do aleitamento, além de aumentar o risco de ocorrerem alergias alimentares, infecções e deficiências de nutrientes. Além disso, a prevalência de desenvolver obesidade e doenças cardiovasculares na infância são maiores.

A alimentação complementar somente será iniciada antes dos 6 meses de idade quando a criança apresentar desaceleração do ganho de peso. Com orientação do médico ou nutricionista.

 

Dicas para uma Alimentação Complementar Saudável e Completa:

 

- Suco de fruta e papa de fruta:

Inicie com o suco de fruta, pela manhã, nos intervalos das mamadas, uma vez ao dia. No início a criança aceitará pequenas quantidades, cerca de 2 a 3 colheres de chá, aumente o volume aos poucos até atingir, no máximo 100ml ao dia. Em uma semana, introduza a papa de fruta à tarde, ainda sem substituir nenhuma mamada.

A criança pode comer todo tipo de fruta. Escolha as frutas da época e da região, pois, além de serem mais baratas, são mais saborosas.

De preferência as frutas naturalmente doces (laranja, maçã, pera, mamão, banana, melancia, melão, pêssego, manga), pois não precisaram se adoçadas. Lembre-se de que a criança não conhece o sabor adocicado e, por isso, não precisará de açúcar.

Ofereça uma fruta de cada vez. Se for usar mais de uma fruta na mesma refeição, coloque-as separadas no prato e ofereça-as separadamente, para que a criança identifique o sabor de cada uma. Quando seu filho já conhecer o sabor de diferentes frutas, você poderá misturar duas ou três frutas na mesma papa.

 

- Sopa/papa salgada:

De acordo com a aceitação do seu bebê ou, no máximo, a partir da terceira semana do início da alimentação complementar, você pode começar a oferecer a papa salgada, uma vez ao dia, no almoço ou jantar, completando a refeição com a amamentação, enquanto não houver boa aceitação.

Nas primeiras vezes você pode usar somente legumes e cereais e, após aproximadamente três dias, poderá acrescentar, aos poucos, carnes (bovina, ave, peixe), verduras e leguminosas (grãos/feijões). Procure oferecer uma alimentação variada e colorida.

Tempere as papas salgadas com óleo e cebola em pequena quantidade, após a fase de adaptação, poderá utilizar alho, salsinha, manjericão, salsão e outros temperos naturais e frescos.

O ideal é não utilizar sal, assim a criança ira conhecer o sabor natural dos alimentos. O sal só é recomentado para aquelas crianças que utilizam leite de vaca, devido à falta de iodo, porém em pequena quantidade. Crianças que são amamentadas com leite materno ou fórmula infantil não tem essa necessidade, pois recebem a quantidade ideal de iodo pelo leite.

 

- Restrições:

Nos primeiros anos de vida é importante evitar: irritantes gástricos (chá mate e preto, café e refrigerante); frituras e alimentos muito gordurosos; leite de vaca e derivados (exceto pela falta de opção em virtude da condição socioeconômica) como queijo tipo “petit suisse” e outros derivados com muito açúcar e/ou corantes artificiais; alimentos salgados: enlatados, embutidos, condimentados, apimentados, salgadinhos, queijos, macarrão instantâneo, agua de coco, temperos prontos; açúcar, doces, chocolate, balas, mel, biscoitos recheados, sorvetes, goma de mascar, suco artificiais e gelatinas; e alimentos que possam provocar engasgos como pipoca, uva inteira, tomate cereja, azeitona, pedaços grandes de alimentos (por exemplo, carnes, legumes).

 

Segue abaixo uma tabela de orientações sobre o tempo aproximado de introdução de cada tipo de preparação:

 

Horários

6º mês

7º- 8º mês

8º- 9º mês

9º- 12º mês

Manhã

Leite materno* ou fórmula infantil

Leite materno* ou fórmula infantil

Leite materno* ou fórmula infantil

Leite materno* ou fórmula infantil, pão ou biscoito

Intervalo

Suco de fruta (100ml)

Suco ou papa de fruta

Suco ou papa de fruta

Suco ou fruta

Almoço

Papa salgada

Papa salgada e papa de fruta

Papa salgada (com pequenos pedaços) e papa de fruta

Refeição da família e fruta

Tarde

Leite materno* ou fórmula infantil

Leite materno* ou fórmula infantil

Leite materno* ou fórmula infantil

Leite materno* ou fórmula infantil, pão ou biscoito

Intervalo

Papa de fruta

**

**

**

Jantar

Leite materno* ou fórmula infantil

Papa salgada e papa de fruta

Papa salgada (com pequenos pedaços) e papa de fruta

Refeição da família e fruta

Noite

Leite materno* ou fórmula infantil

Leite materno* ou fórmula infantil

Leite materno* ou fórmula infantil

Leite materno* ou fórmula infantil

* Leite materno: ofereça o leite sempre que seu filho quiser, sem horários rígidos. (Porém não substitua a refeição por leite, ele deve ser complementar)

** Após o 7º mês, já pode ser incluída nas refeições, não sendo recomendado oferecer alimentos entre o lanche da tarde e o jantar.

 

Por este assunto ser muito extenso e as mães terem muitas dúvidas, farei em partes as matérias, não deixe de ler as próximas publicações.

 

 

Nutricionista Bianca Camila Bravo

CRN3: 38783

Comentários
Assista ao vídeo