Colaboradores - Fabiano de Abreu

Um dos maiores diretores do ramo no país revela segredos da profissão de dublador

12 de Janeiro de 2016

Julio Monjardim - Foto: MF Models Assessoria

Julio Monjardim - Foto: MF Models Assessoria

Um dos mais importantes nomes da dublagem brasileira, o diretor Júlio Monjardim, segue com seu trabalho de garimpo e de produção.

Julio, é diretor na produtora “Sérgio Moreno” e filho do premiado dublador e diretor de dublagem Mário Monjardim, o 'Monja'. Além disso, Júlio cresceu em uma família de artistas ao lado do primo Jayme Monjardim, diretor da Rede Globo.

Com inúmeros trabalhos no cinema brasileiro, Júlio nos deu algumas dicas apra quem tem interesse em ingressar na carreira de dublador e explicou como funciona o processo de dublagem.

"Para ser dublador precisar ter uma boa dicção, ler bem, interpretação e sincronismo. Responsabilidade com os horários e ser flexível, pois quando entra no estúdio, você pode interpretar um drama, no outro, pode ser uma comédia, tem que estar bem preparado para ter essa dinâmica, variações de interpretações no mesmo dia. Tem que ser ator formado, com DRT, mas precisa estar preparado, exige-se curso de dublagem também", explica Júlio Monjardim.

O diretor também falou sobre curiosidades como o processo de seleção de vozes para a dublagem de uma personagem.

“Quando um diretor pega um filme, ele faz a produção de todo filme, ele escolhe o elenco e escala os dubladores. Não necessariamente precisa ter uma voz bonita para ser dublador. Mas é claro que se pego um filme com um cara grande e forte, não colocarei nele uma voz fina, exceto que seja uma comédia, apesar de ter toda a autonomia para colocar a voz que eu quiser”, conta o diretor.

Júlio também comentou a renovação de dubladores e da dificuldade de atuar com iniciantes, por conta de prazos espremidos e a responsabilidade da produção da dublagem dos filmes.

“É complicado, temos dificuldades atualmente para trabalhar com gente nova, por que não posso arriscar com prazos e esperar a adaptação. Então já temos alguns profissionais experientes que acabam sendo escalados com mais frequência", revela Júlio.

Julio Monjardim e Victor Fasano - Foto: MF Models Assessoria

Julio Monjardim e Victor Fasano - Foto: MF Models Assessoria

Julio e Oscar Magrini - Foto: MF Models Assessoria

Julio e Oscar Magrini - Foto: MF Models Assessoria

Julio Monjardim e Roberto Pirillo - Foto: MF Models Assessoria

Julio Monjardim e Roberto Pirillo - Foto: MF Models Assessoria

Comentários
Assista ao vídeo