Viver - Saúde

Grings lança no Brasil superchá com efeitos milagrosos

23 de Novembro de 2015
 
A nutricionista Marília Betito concedeu entrevista ao Cartão de Visita (Foto: Divulgação)

iante do ritmo frenético, seja em casa ou no trabalho, surge a necessidade de manter uma vida saudável para dar conta de todas as obrigações, "sem derrubar a peteca" – como diria essa frase não muito atual. Para promover a alimentação saudável e a qualidade de vida, a Grings Alimentos Saudáveis (fundada em 1995) anunciou uma novidade que, atualmente, faz muito sucesso na Europa e Estados Unidos: o Matcha. Trata-se de um chá que proporciona de 10 a 15 vezes mais nutrientes que os chás comuns – vendidos em farmácias e supermercados, por exemplo.

As folhas do Matcha surgiram nos templos budistas do Japão e são colhidas apenas uma vez por ano, algo que reforça a qualidade do produto. O chá é perfeito na busca pela perda de peso, diminuição do estresse e aumento de aminoácidos no organismo. Para explicar melhor sobre o “superchá”, a nutricionista Marília Z. Toledo Betito falou sobre o pioneirismo da marca no Brasil e das expectativas para comercialização do produto.

Confira a entrevista:

Marcos Martins: De onde surgiu o Matcha, que ainda é desconhecido entre a maior parte das pessoas?

Marília Betito: O Matcha foi trazido da China para o Japão no século XII. É a folha da Camellia sinensis moída e é considerado a forma mais nobre do chá verde. Ainda é cultivada da uma forma especial e única, preservando o mesmo método de cultivo dos ancestrais japoneses que cobriam as folhas ainda em forma de brotos para que a incidência de luz solar diminuísse. Desta forma, a planta cresce mais lentamente e concentra uma quantidade maior de antioxidantes, clorofila e aminoácidos.

Após a colheita, ela não passa por nenhum tipo de secagem por calor, fator que lhe conserva um sabor suave e adocicado. O Matcha é o chá tradicional usado na famosa cerimônia do chá no Japão e por monges budistas que necessitam de longas horas de meditação.

M.M.: O que diferencia o Matcha dos outros chazinhos?

M.B.: Além do cultivo especial, sabor e forma de preparo, há estudos que comprovam que o Matcha, oferece em apenas uma xícara 137 vezes mais antioxidantes (catequinas) do que o chá verde comum (aquele da infusão do saquinho ou folhas secas em água quente), além de conter alto teor de L-theanina, aminoácido envolvido no aumento das ondas alfa cerebrais, responsáveis pela sensação de relaxamento e bem estar, porém, sem diminuir os níveis de atenção, que pelo contrário, ficam mais aguçados.

Ainda, devido à presença de flavonoides (antioxidantes) e cafeína, o Matcha contribui para a perda de peso por acelerar o metabolismo da queima de energia e gordura. Podemos somar a todos estes destaques os benefícios do chá verde, como combate a doenças cardiovasculares e prevenção de alguns tipos de cânceres.

 
Grings é pioneira com o Matcha (Foto: Reprodução)

M.M.: Em quais casos o consumo dele pode ser indicado?

M.B.: O Matcha é muito indicado para quem deseja e precisa emagrecer. Ele chegou ao Brasil encantando o mundo fitness pois, além de aumentar 40% a queima de calorias por acelerar o metabolismo, sua alta concentração de antioxidantes contribui para uma rápida recuperação muscular, porém não está associado apenas à perda de peso ou ao consumo de praticantes de atividade física.

O Matcha possui todas as propriedades do chá verde comum potencializadas, colaborando também para aumento do HDL (colesterol bom), prevenção de certos tipos de cânceres por suas propriedades protetoras das células, etc.

M.M.: Ele é um produto acessível ou mais elitizado?

M.B.: O bom e verdadeiro Matcha é importado, pois é produzido no Oriente por japoneses, extremamente criteriosos em seu cultivo e produção, para que ao final o pó apresente extrema qualidade e pureza. Após a secagem as folhas são moídas em moinhos de granito e resultam em um pó muito fino de cor verde brilhante. É necessário uma hora para produzir 30 gramas de Matcha.

Devido a isso, seu valor é um pouco mais elevado em relação aos outros chás, mas seu rendimento é muito maior. Uma colher de chá do pó é suficiente para uma xícara. A qualidade do Matcha e seu trabalhoso processo de produção justificam o valor elevado desse produto. O Matcha de qualidade inferior é comercializado por um valor mais baixo e seu pó é mais espesso e arenoso e o sabor é mais amargo e forte.

M.M.: Como ocorreu a vinda do produto pela primeira vez no país através da Grings?

M.B.: Temos um parceiro comercial muito engajado em buscar os melhores alimentos no mundo. Comprometidos em só oferecer o melhor e mais saudável, nos apresentaram o Matcha como uma opção de chá e ingrediente para uma nova linha de produtos funcionais. Como nosso objetivo é sempre oferecer o melhor nos nossos produtos, ao nos depararmos com toda a qualidade, tanto como ingrediente como nutricional, fechamos acordo comercial e iniciamos a comercialização do Matcha puro inicialmente, que batizamos de Matcha Gourmet por sua versatilidade de preparo.

M.M.: Você acha que pode virar tendência o Matcha?

M.B.: Sem dúvidas. O Matcha já é uma febre no Japão, China, Europa e EUA. Além de estar presente no cardápio de cafeterias, docerias e restaurantes, já está presente na indústria alimentícia em milhares de produtos nas gôndolas. No Brasil é uma questão de tempo a quebra do preconceito com o chá verde. As pessoas conhecem o chá verde amargo, sabor que não agrada muito os brasileiros, mas o Matcha ainda tem esta vantagem. Seu sabor é suave e adocicado, o que torna seu consumo muito mais agradável e versátil.

M.M.: Em qual tipo de dieta ele pode ser incluído?

M.B.: Em qualquer tipo de dieta ele trará benefícios. O Matcha deve ser consumido com moderação apenas por pessoas hipertensas ou sensíveis à cafeína, além de crianças e gestantes, como todo chá da família do chá verde.

Por ser um produto em pó, além do preparo como chá ou adicionado a outras bebidas, ele pode participar das receitas de bolos, pães, doces, sobremesas finas, massas, risotos, etc. Tudo que você imaginar pode ter umas pitadas de Matcha e a receita apresenta cor e sabor maravilhosos.

Com o sucesso do Matcha Gourmet comprovando todos os benefícios às pessoas que iniciaram seu consumo, veio a necessidade do crescimento da linha com o Matcha Fruit (refresco instantâneo em 4 sabores) e  Matcha Latte (matcha com leite em pó nas versões tradicional e desnatado Zero Açúcar), e, em breve, mais novidades. Matcha é “ouro verde em pó”, valoriza toda preparação em que é adicionado e quem o consome só recebe benefícios ao corpo.

M.M.: Quais são as expectativas para os próximos meses trabalhando nesse produto pioneiro no país?

M.B.: Nossa expectativa é continuar a divulgar o Matcha como temos feito desde o ano passado. A procura pelo produto só vem crescendo, porque cada vez mais as pessoas o conhecem e se beneficiam de seu uso. Sempre vemos nas nossas redes sociais compartilhamentos de pessoas que amaram o sabor, que relatam ter emagrecido ou tido outro benefício e indicam para outros amigos.

Esperamos que o Matcha seja um item de consumo diário na alimentação das pessoas. No que depender da Grings, mais produtos com Matcha de altíssima qualidade surgirão para que todos possam se beneficiar de seu consumo.

Por Marcos Martins (@MarcosMartinsTV)

 

Comentários
Assista ao vídeo