Cultura - Teatro

Espetáculo de Plínio Marcos sobre Noel Rosa

12 de Novembro de 2015

faz curta temporada no Teatro Ruth Escobar

O lirismo e o samba de Noel Rosa, um dos maiores ícones da música brasileira, ganham os palcos com o espetáculo O Poeta Da Vila E Seus Amores. O musical reestreia sexta, 13 de novembro às 21h30 no Teatro Ruth Escobar (Sala Dina Staf)  em mais uma produção da Cia das Artes e conta com a dramaturgia de Plínio Marcos e direção de Antonio Netto.

 

A peça narra a vida do compositor e traz diversas músicas de sua carreira e convida o público a entrar no clima dos botequins cariocas, locais favoritos do artista. Os trechos de sua história são narrados de forma não linear, revezando-se entre momentos da infância e da idade adulta com os atores Alvaro Costa e Márcio Vasconcelos.

 

Mulheres como a mãe de Noel, as moças que abalaram seu coração e suas intérpretes favoritas, Araci de Almeida e Marília Batista, representam uma espécie de delírio, que recria o clima boêmio da Era do Rádio, dos grandes Carnavais e cabarés típicos dos arredores dos Arcos da Lapa.

 

A montagem tem músicas como Fita Amarela, Com Que Roupa?, As Pastorinhas, marchinhas de carnaval. “O musical aposta na simplicidade e na poesia das composições de Noel Rosa. Os atores cantam e tocam violão ao vivo, objetos do cotidiano como latas, caixa de fósforo ganham novas significações e se tornam instrumentos musicais de percussão”, conta o diretor.

 

Outro momento de destaque da encenação é a rivalidade entre Noel Rosa e Wilson Baptista, onde os dois fazem um combate com rimas e métricas de suas músicas. Em cena, o duelo é feito como uma espécie de repente com a divisão do palco entre os atores. As características de Plínio Marcos são mostradas pelo caráter urbano e da noite que envolvem os personagens e as tramas da história.

 

Antonio Netto enfatizou a importância de Noel Rosa. “Ele um transgressor, um divisor de águas responsável por dar uma nova cara para a MPB ao abranger todas as camadas da sociedade. Colocou os negros nos estúdios para gravar os seus sambas, pois somente podiam mostrar o seu talento musical nas ruas. Teve uma vida breve, porém suas influências ainda se refletem na música e na área social.  Em função de todos esses fatores, discutir a obra e vida de Noel Rosa sempre será atual”.

 

O espetáculo integra a programação do projeto Oficina de Atores, iniciativa da Cia das Artes que objetiva a formação, por meio da pesquisa de linguagem do gesto mínimo, a montagem de textos da dramaturgia brasileira e internacional, além de fomento à criação de Coletivos Teatrais. Em 2015, a cia apresentou O Auto da Barca do Inferno e Até Onde A Vista Alcança. O grupo tem mais de 14 anos de atividade e já montou mais de 60 peças.

www.ciadasartes.com.br

www.facebook.com/TeatroCiadasArtes 

 

SERVIÇO

Local: Teatro Ruth Escobar – Rua dos Ingleses, 209 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01329-000

Temporada: 13 de novembro a 29 de novembro de 2015 

Horários: sextas e sábados às 21h30 e domingos às 19h30

 

Lotação:  390 lugares Duração: 60 minutos Recomendação: 12 anos. Ingressos: R$ 50 (inteira), R$ 25 (meia entrada). A bilheteria do teatro funciona de quinta e sexta das 14h às 21h, sábado e domingo a partir das 12h – Tel: 11 3289-2358 ou pelo site www.ingresso.com.br (call Center 4003-2330)

 

FICHA TÉCNICA

Texto: Plínio Marcos Direção Geral/Adaptação: Antonio Netto Preparação de ator: Márcio Tadeu / Don Correa / Márcia Azevedo / Jair Aguiar Iluminação: Will Damas Produção: Cia. das Artes Produção Cenários / figurinos: Márcio Tadeu Fotos: Sergio Massa Design Gráfico: Jair Aguiar Som / Imagens Natalia Martins Assistentes de direção: Márcio Vasconcelos (Artístico) Glória Menezes (Técnico/Produção). Atores convidados/personagens: Márcio Vasconcelos (Noel Rosa - Adulto), Alvaro Costa (Noel Rosa – Criança), Adriana Gerizani (Dona Marta - Mãe), Carlos Marinho do Brasil (Wilson Batista), Caio Francisco, Emerson Pacheco, Pedro Gabriel, Jean Pedro Elenco: Domingas Barros, Michelle Chebra, Rubem Alves, Clayton Justino, Raquel Maria, Renan D’Brito, Carolaine Silveira, Anna Karollini, Danilo Alves, Gabriela Ribeiro, Matheus Hespanhol, Monique Munarolo, Olívia Silveira, Ricardo Romano, Richard Bueno, Valessa Fagundes, Rafa Vidal, Wellington Jacob, Carlos Keiji Okai.

Comentários
Assista ao vídeo