Cultura - Teatro

A Primeira Palavra, espetáculo infantil do Grupo Instante

10 de Novembro de 2015

Estreia em 7 de novembro, sábado, às 16h, na Funarte

 

Temporada até 20/12 - Sábados e domingos, às 16h

 

De Maria Claudia Mesquita

Direção de Dayane Porto

Supervisão artística de Paulo Marcello

Com as atrizes Ana Carolina Godoy, Indy Tavares e Renata Maia

 

Quando a história perde a graça, não tem super-herói que salve,

ferramenta que conserte, nem palavra que emende. Caso se insista na ideia,

vai dando um sono, um sono, um sono, um...

(Laura, uma das personagens da peça, escrevendo até adormecer).                             

 

O espetáculo ‘A Primeira Palavra’ é a estreia do Grupo Instante no teatro infantil e integra a programação da Ocupação Funarte em virtude das comemorações dos 25 anos da Cia Razões Inversas, fundada pelo diretor Marcio Aurelio.

A montagem marca também a estreia da escritora e dramaturga Maria Claudia Mesquita no teatro infantil.

‘A Primeira Palavra’ é uma história sobre a inspiração para se criar uma nova história. Em uma grande biblioteca repleta de livros de todas as formas, tamanhos e cores, três meninas vivenciam a descoberta do prazer pela palavra. Juntas, percorrem o caminho da imaginação e da memória para compreender como nascem os personagens, como ganham vida e como são criadas as narrativas. A trilha sonora é executada ao vivo pela autora Maria Claudia Mesquita que também compôs as duas canções tema do espetáculo.

As atrizes Ana Carolina Godoy, Indy Tavares e Renata Maia foram dirigidas pela atriz Dayane Porto, que também participa ao vivo das apresentações narrando partes do texto. A supervisão artística é de Paulo Marcello, ator fundador da premiada Cia Razões Inversas ao lado de Márcio Aurélio.

 

“A traça, muito agitada, falou bem rápido que Zezé é uma ilha onde todas as ideias vão parar antes de serem escritas. Até as que parecem sem pé nem cabeça algum dia passaram por ali. Nenhuma, por mais louca ou estranha que possa parecer é descartada. Todas elas são trabalhadas, transformadas, recicladas nos escritórios, oficinas e usinas de Zezé. Muitas passam anos ali, adormecidas. São pequenas anotações. Outras, as mais amedrontadas, ficam lá, perambulando por séculos. Algumas ideias passam como um flash, são trabalhadas somente nas horas de cochilo do escritor entre um descanso e outro.”, trecho da peça na voz da narradora.

 

Sugestão de Sinopse:

Uma vez três meninas que moravam numa biblioteca;

Uma vez duas meninas que viravam personagens;

Uma vez uma menina que escrevia livros...

Três meninas brincam de ler e escrever e de tanto brincarem com as palavras, mundos fantásticos se abrem a partir da imaginação!

A Primeira palavra é um convite ao amor a leitura, ao exercício da imaginação  e a criar histórias!

 

Ficha Técnica

Direção : Dayane Porto

Texto : Maria Cláudia Mesquista

Supervisão artística: Paulo Marcello

Elenco: Ana Carolina Godoy, Indy Tavares e Renata Maia

Cenografia: Lu Grecco

Figurino e visagismo: Marichilene Artisevskis

Trilha sonora original : Maria Cláudia Mesquita e Daniel Maia

Direção Musical: Daniel Maia

Violão, voz e sonoplastia ao vivo: Maria Cláudia Mesquita

Narração: Dayane Porto

Fotos: Andreia Machado

Luz: Paulo Marcello

Assistente de iluminação: Silviane Ticher

Animação: Alex Fecchio

Costureira: Judite Gerônimo de Lima

Assessoria de Imprensa: Ofício das Letras - Adriana Monteiro

Produção executiva: Jean Carlo Cunha

Direção de produção: Paulo Marcello

Realização: Razões Inversas Marketing Cultural e Grupo Instante

 

 

Um pouquinho de cada um:

 

Maria Cláudia Mesquita

Escritora, cursa Pós-Gradurção em Roteiro e Dramaturgia na Escola Superior de Artes Célia Helena. Participou de oficinas de escrita criativa com Noemi Jaffe (Casa do Saber – 2015 e 2010) e Marcelino Freire (B_arco - 2012/2013). Participou da antologia Proibido Para,  coordenada por Marcelino Freire, lançada na Balada Literária 2013. Em dezembro de 2012, participou da antologia Tatuagem coordenada por Marcelino Freire. No lançamento da antologia, dia 16 de dezembro de 2012, dentro da Ressaca da Balada Literária, apresentou seu show em parceria com o violonista Rudy Arnaut no Centro Cultural B_arcoAtriz formada no curso profissionalizante do Teatro Escola Célia Helena em 2013. Integra e fundou o Grupo Instante onde escreveu textos, em colaboração com o grupo, que compõe a peça A Espera Dela e também escreveu o texto do espetáculo infantil "A Primeira Palavra".

 

Renata Maia

Formada pelo Teatro Escola Célia Helena com especialização no Gitis- Faculdade de Artes de Moscou, atua como atriz desde 2005. Atualmente está se apresentando em 4 espetáculos, os infantis: "A Primeira Palavra"- Grupo Instante; "Chapeuzinho Vermelho" e "João e Maria" da Cia Le Plat du Jour; e o adulto "Roteirizados- Nossa Vida por Escrito" no Teatro Augusta. É também bailarina, cantora, palhaça e publicitária.

 

Ana Carolina Godoy

Atriz, graduada pela UNICAMP desde 2004. Em 2006 protagonizou o espetáculo “Leonce e Lena”, de George Buchner, dirigida por Gabriel Vilella e na peça de dança-teatro “Wottan”, dirigida por Fabio Mazzoni e coreografada por Sandro Borelli.  Atuou nas novelas “Eterna Magia” – direção de Ulysses Cruz, na TV Globo - e “Vende-se um Véu de noiva” – dirigida por Deo Rangel no SBT . Em 2012 e 2013 trabalhou com Cacá Carvalho na Casa Laboratório das Artes do Ator, onde também trabalhou com diversos artistas como Gey Pin e Silvia Pasello (da Fundazione Pontedera) da Itália, Luis Alberto Alonso, (do Odin Theater) Laila Garin e Celina Sodré. Que resultou  na peça “Ingratidão”, um estudo a partir da obra “Rei Lear” de Shakespeare.

Indy Tavares

Bailarina e Atriz. Como atriz formou-se no curso técnico profissionalizante do Teatro Escola Celia Helena. É Bailarina do Grupo Scala Mi com Isabel Mano e do Espaço Obra Prima. Atualmente leciona balé para crianças na Casa de Cultura Tendal da Lapa e integra o Grupo de teatro Instante, que estreou dois espetáculos inéditos no ano de 2015.  " A Espera DelA" em julho e  agora em novembro o infantil " A Primeira Palavra".

 

Dayane Porto

Atriz e Cantora, graduada pela Escola Superior de Artes Célia Helena no ano de 2010 (Bacharel em Artes Cênicas) e também formada pelo curso profissionalizante para ator no Teatro Escola Célia Helena no ano de 2009. No canto teve formação em canto popular pela Universidade Livre de Música Tom Jobim nos anos de 1992 a 1996.

Atuou no espetáculo SAO PAULO CHICAGO, direção e texto de Francisco Carlos, que seguiu temporada de abril a junho de 2014 no Teatro da Escola SP de Teatro. Foi também produtora do projeto. Fez mais de 370 apresentações como atriz e produtora, incluindo turnê por todo o Brasil, no premiadíssimo espetáculo "Luis Antonio-Gabriela" sob direção de Nelson Baskerville com a Cia Mungunzá de Teatro no período de agosto de 2010 a setembro de 2013. Dentre os prêmios recebidos por esse espetáculo podem-se destacar: Prêmio APCA de Melhor Espetáculo 2011, Prêmio Shell de Melhor Diretor para Nelson Baskerville, Prêmio Governador do Estado de Melhor Espetáculo - Voto Popular, Prêmio CPT de Melhor diretor e Melhor Projeto Visual e Vencedor do 12 Prêmio APOLGBT na categoria Artes Cênicas dentre outros. Fez a preparação vocal e de canto do Espetáculo Anatomia Woyzeck da Cia Razões Inversas sob direção de Márcio Aurélio e do espetáculo Lou & Leo com direção de Nelson Baskerville ambos em 2013. No cinema atuou no curta-metragem " Ópio (2012) e ganhou em dezembro de 2013 o Prêmio de Melhor Atriz, júri oficial e júri popular, na Mostra de Cinema Independente de Porto Alegre e também o prêmio de Melhor Cena. Foi professora assistente de Interpretação na Escola Superior de Artes Célia Helena de 2009 a 2012.

Está em cartaz no espetáculo “A Espera Dela” na Funarte fundou e integra o recém-criado Grupo Instante.

Paulo Marcello                                  

Ator e produtor, Paulo Marcello é formado em Interpretação Teatral pela UNICAMP. Desde 1990 vem atuando na Companhia Razões Inversas, onde é fundador junto com o premiado diretor Marcio Aurelio. Seus mais recentes trabalhos, todos sob a direção de Marcio, são Anatomia Woyzeck, A Ilusão Cômica, Anatomia Frozen (Prêmios APCA de Melhor Diretor e CPT de Melhor Elenco), A Metafísica do amorAgreste (Prêmios APCA de Melhor Espetáculo e Melhor Texto e Prêmio Shell de Melhor Autor), Os LusíadasArte da Comédia (Prêmio SHELL 1999 de Melhor Ator para Walter Breda), Senhorita Else, (Prêmios APCA 1997 de Melhor Espetáculo e Melhor Atriz - Débora Duboc - e Prêmio SHELL de Melhor Atriz - Débora Duboc), Torquato TassoA Bilha QuebradaRicardo II, entre outros.

Trabalhando com teatro desde 1982, fez sua estreia no espetáculo Prometeu Libertado, de Miroel Silveira. Em 1987 recebeu o prêmio de Melhor Ator no XI Festival de Teatro do SESC por sua interpretação no espetáculo Escorial, com direção de Cristiane Paoli-Quito.

Como assistente do diretor Marcio Aurelio, trabalhou em espetáculos realizados pelo Coral Paulistano do Teatro Municipal de São Paulo e pelo Coral Infanto-Juvenil do Mackenzie em turnês realizadas pela Alemanha, Holanda e França nos anos de 96, 97 e 98, e nos espetáculos Os Lusíadas eSossego e Turbulência no Coração de Hortência. Em 2006, fez sua estreia como diretor com o espetáculo Antes do Baile Verde, uma adaptação do conto de Lygia Fagundes Telles. Em 2008 e 2009 dirigiu os espetáculos Pedrinho Cachoeirinha Villa na Vila com elenco de cem jovens em cada, dentro do projeto Fábricas de Cultura da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

 

Serviço: 

Espetáculo A Primeira Palavra

Estreia em 7 de novembro, sábado, às 16h

Temporada até 20/12 - Sábados e domingos, às 16h

Funarte São Paulo - Sala Carlos Miranda
Al. Nothmann, 1058 - Campos Elíseos, São Paulo
CEP 01.216-001 - São Paulo, SP

Capacidade: 50 lugares

Duração – 50 minutos

Indicado para crianças a partir de 4 anos

Ingressos para as apresentações: 

Espetáculo Infantil:
R$ 10 inteiro e R$ 5,00 meia (Estudantes, idosos, professores da rede pública e deficientes)

Próximo aos metrôs Santa Cecília e Marechal Deodoro

Estacionamento Conveniado uma quadra após Funarte esquina com Av. São João.

Comentários
Assista ao vídeo