Cultura - Teatro

CEMITÉRIO DE AUTOMÓVEIS FAZ MOSTRA COM RETROSPECTIVA DOS ÚLTIMOS ESPETÁCULOS DA CIA

4 de Novembro de 2015

Evento reúne as peças: Borrasca; A pior das intenções; Whisky e Hamburguer; Ovelhas que voam se perdem no céu; Clavículas; Quartos de Hotel e Tanto Faz. Todas as montagens têm autoria, direção ou adaptação de Mário Bortolotto

A partir do dia 7 de novembro, TEATRO CEMITÉRIO DE AUTOMÓVEIS apresenta a Mostra Cemitério de Automóveis retrospectiva do ano. Serão sete peças apresentadas até do final de dezembro, todas com texto, direção ou adaptação de Mário Bortolotto. Evento reúne as peças: BorrascaA pior das intençõesWhisky e HamburguerOvelhas que voam se perdem no céuClavículasQuartos de Hotel e Tanto Faz.

 

O espetáculo BORRASCA abre a programação no dia 7 de novembro, sábado, ás 21h30. “A ideia é fazer uma mostra com as últimas peças apresentadas pelo Grupo. Há a "trilogia da amizade" com os meus textos mais recentes: BorrascaA pior das intenções e Whisky e Hamburguer, além de uma peça que há muito o grupo não apresenta que é Quartos de Hotel”, afirma o diretor Mário Bortolotto.

 

Para completar há três adaptações de livros de escritores contemporâneos: Tanto Faz, de Reinaldo Moraes,Ovelhas que voam se perdem no céu, de Daniel Pellizzari e Clavículas, de Cristiano Baldi. “É uma boa oportunidade para rever um pequeno apanhado do volumoso trabalho que a Cia. Cemitério de Automóveis vem fazendo em sua sede, sem nenhuma espécie de patrocínio e há muito tempo sem ser contemplado por nenhum edital”, finaliza Mário. 

 

Ao todo serão sete espetáculos apresentados, sempre aos sábados e domingos, até o dia 20 de dezembro.Participam de toda a mostra 38 atores, alguns se revezam nas montagens. Além da programação da mostra, ainda estão em cartaz no Teatro Cemitério de Automóveis as peças Hotel Lancaster, de Mário Bortolotto, com direção de Marcos Loureiro, às segundas e terças e O Canal, do americano Gary Richards e direção de Bortolotto, às quartas e quintas.

 

Mostra Cemitério de Automóveis retrospectiva do ano:

 

Dia 7/11, sábado, às 21h30

BORRASCA – Texto e Direção: Mário Bortolotto. Elenco: Carca Rah e Pablo Perosa. Duração: 50 minutos. Classificação: 14 anos.

Sinopse: Por meio da história de três amigos, texto fala de amizade, traições, compreensão e decisões que precisam ser tomadas para prosseguir com as vidas dos que ficaram. Dois amigos conversam logo após a morte de um terceiro amigo. Um deles vai ao enterro e o outro se recusa a ir. O que foi ao enterro, volta e conta ao outro como foi. A partir daí eles reavaliam as suas vidas enquanto relembram passagens de vida em comum com o terceiro. Borrasca é um tipo de chuva que engana. Um temporal com ventania muito forte e o que parece capaz de provocar uma calamidade, é na verdade uma ilusão, pois trata-se de uma chuva de curta duração. É mais ou menos isso que acontece na peça. O que parece que vai causar grande dano, na verdade pode ser evitado se não for levado muito a sério.

 

Dia 8/11, domingo, às 20h30

BORRASCA – Elenco: Gabriel Pinheiro e Mário Bortolotto.

 

Dia 14/11, sábado, às 21h30

A PIOR DAS INTENÇÕES – Texto e Direção: Mário Bortolotto. Elenco: Patrícia Vilela e Liz Reis. Duração: 50 minutos.Classificação: 14 anos.

Sinopse: Uma escritora quer terminar o seu livro e para isso se isola em uma casa em uma pequena cidade do interior. Sua melhor amiga resolve lhe fazer companhia frustrando os planos da escritora. 

 

Dia 15/11, domingo, às 20h30

WHISKY E HAMBURGUER – Texto e Direção: Mário Bortolotto. Elenco: Patricia Vilela e Mário Bortolotto. Duração: 60 minutos. Classificação: 14 anos.

Sinopse: Roberto foi abandonado pela esposa e mergulhou em profunda depressão. Priscila é sua melhor amiga e vem visitá-lo no intuito de tentar ajudá-lo. 

 

Dia 21/11, sábado, às 21h30

A PIOR DAS INTENÇÕES – Elenco: Patricia Vilela e Jerusa Franco.

 

Dia 22/11, domingo, 20h30

WHISKY E HAMBÚRGUER 

 

Dia 28/11, sábado, 21h30

OVELHAS QUE VOAM SE PERDEM NO CÉU – De Daniel Pellizzari. Adaptação e Direção: Mário Bortolotto. Elenco:Carcarah, Aline AbovskyGabriel OliveiraNelson PeresMajeca AngelucciWladimir Trevizzano, Pablo Perosa, Rodrigo ContreraRenata GouveiaFrancisco Eldo MendesWalter FigueiredoMarcos AmaralAntoniela CantoMauricio Bittencourt, Valentine Durant e Gabriela Fortanell. Duração: 1h10 minutos. Classificação: 16 anos.

Sinopse: Adaptação de contos do livro homônimo de Daniel Pellizzari, outra revelação da jovem literatura gaúcha surgida no final dos anos 90. Existencialista e cruel com seus personagens. Pelizzari fala de solidão, busca de afeto e desespero de maneira original e sedutora. 

 

Dia 29/11, domingo, às 20h30

CLAVÍCULAS – De Cristiano Baldi. Adaptação e Direção: Mário Bortolotto. Elenco: Gabriel Pinheiro, Nelson Peres, Paulo JordãoKarina Ka, Pablo Perosa, Lara Giordana LimaLulu Pavarin, Majeca Angelucci, Marcos Amaral, Walter Figueiredo, Débora Estter, Rodrigo Contrera, Valentine Durant e Renata Gouveia. Duração: 60 minutos. Classificação: 16 anos.

Sinopse: Adaptação de contos do livro homônimo de Cristiano Baldi, escritor gaúcho publicado pela EditoraLivros do Mal. Politicamente incorretos e mordazes, os contos de Cristiano Baldi guardam saudável irreverência. Pessoas ordinárias exercitando-se na inveja, mesquinharia, pequenos poderes e outros sentimentos menos nobres.

 

Dia 5/12, sábado, às 21h30

OVELHAS QUE VOAM SE PERDEM NO CÉU

 

Dia 06/12, domingo, às 20h30

CLAVÍCULAS

 

Dia 12/12, sábado, às 21h30

QUARTOS DE HOTEL – Texto e Direção: Mário Bortolotto. Elenco: Luciana Caruso, Walter Figueiredo, Erika Puga, Francisco Eldo Mendes, Carcarah, Ana Luísa Hartmann Hilgert e Renata Gouveia. Duração: 1h15 minutos. Classificação: 16 anos.

Sinopse: Trata-se de uma peça com cenas curtas todas passadas num quarto de hotel (sempre o mesmo) em particular. É o tipo de hotel decadente, daquele que as pessoas vão pra passar uma noite ou então alugam um quarto por um mês. Por esse quarto irão passar vários personagens com suas histórias e seus dramas pessoais.

 

Dia 13/11, domingo, às 20h30

QUARTOS DE HOTEL

 

Dia 19/12, sábado, às 21h30

TANTO FAZ – De Reinaldo Moraes. Adaptação e Direção: Mário Bortolotto. Elenco:  Francisco Eldo Mendes, Livia Prestes, Ana Hartmann, Gabriel Pinheiro, Valentine Durant, Paulo Jordão, Mário Bortolotto, Gabriel Oliveira, Luisa Furtado, Renata Gouveia, Ana Rita AbdallaSamara Alexandre, Walter Figueiredo, João Paulo AzevedoRodrigo CandidoMarcela PignatariKico Stone, Paulo Jordão, Rodrigo Contrera, Lucas Serranno e Diego Freire. Duração: 1h20 minutos. Classificação: 16 anos.

Sinopse: Adaptação do livro clássico de Reinaldo Moraes. Um escritor ganha uma bolsa para um curso em Paris. Chegando lá, ele simplesmente ignora o curso e mergulha em uma vida hedonista de drogas, bebidas e festas. Aproveita o tempo livre para escrever o seu primeiro livro. 

 

Dia 20/12, domingo, às 20h30

TANTO FAZ

 

Os ingressos de todas as peças da Mostra são: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).

 

TEATRO CEMITÉRIO DE AUTOMÓVEIS – Rua Frei Caneca, 384 – Consolação. Telefone: 2371-5743.Capacidade 35 lugares. Bilheteria funciona de sexta a domingo, uma hora antes do início do espetáculo. Acesso para deficientes. Ar condicionado. BAR. Aceita cartões Visa, Master e Cielo, débito e crédito. Informações sobre o espaço e atividades: site  www.cemiteriodeautomoveis.com.br

 

(Amália Pereira – Novembro/2015)

Comentários
Assista ao vídeo