Cultura - Teatro

Sesc Itaquera é DNA África no mês de novembro

29 de Outubro de 2015

 

Unidade do Sesc faz homenagem à  cultura afro e traz programação temática em todas as áreas; música, dança, teatro, circo, literatura, exposição,  cortejos e oficinas

Para as crianças também há programação com atividades ao ar livre relacionadas ao meio ambiente

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sesc Itaquera preparou especialmente para o mês de novembro uma programação gratuita abrangendo múltiplas linguagens, em homenagem à cultura originária do continente Africano. ‘DNA África’ oferece ao público um panorama artístico das diversas manifestações e expressões culturais em diálogo com as culturas africana e afro-brasileira.

Além da programação, várias atividades relacionadas ao meio ambiente fazem parte da programação de novembro; oficinas, expedições pelas áreas verdes da unidade, caminhadas e passeio de bicicleta.

 

Confira a programação:

 

Teatro

Espetáculo Quizumba! - com o Coletivo Quizumba – Dias 01/11 e 15/11, domingo às 13h

 

Quizumba! é um espetáculo inspirado no andamento de uma roda de capoeira, num misto de jogo, canto, dança e teatro. No centro da roda dois meninos que estão (re)descobrindo o mundo. Mestre Benedito é quem rege esta brincadeira, utilizando-se de elementos plásticos e musicais. Dando cor e vida aos personagens, o mestre viaja no tempo narrando a história do menino Francisco, o Zumbi dos Palmares, para ensinar seu discípulo Pastinha como equilibrar covardia e valentia e enfrentar os desafios da vida.

Envolvendo outras vozes, a trajetória deste menino é apresentada, cruzando História e ficção, desde seu sequestro, quando criança, do Quilombo dos Palmares, passando pela sua adoção por um padre e seu espírito de busca que o faz procurar sua origem. Assim, Pastinha vai ouvindo e contestando, criando sua própria história.

O espetáculo, dirigido por Camila Andrade e com dramaturgia de Tadeu Renato, estreou em 2011 no Quilombo Cafundó em Salto de Pirapora-SP. Realizou temporadas na cidade de São Paulo e desde então circula por diversas cidades.

 

Sinopse

Em Quizumba! duas histórias se entrelaçam: a do menino Pastinha e do menino Francisco. Pastinha é um menino baiano do começo do século XX que vê sua passagem por uma determinada rua impedida por outro rapaz, que sempre acaba batendo nele. Um dia, vendo a cena por uma janela, o velho mestre Benedito convida o menino a aprender um jeito de se defender. Durante o aprendizado, ensinando-o a equilibrar covardia e valentia, mestre Benedito conta a história de Francisco, o Zumbi dos Palmares.

 

Ficha Técnica

Encenação: Camila Andrade

Dramaturgia: Tadeu Renato

Elenco: Bel Borges, Jefferson Matias, Kenan Bernardes, Thais Dias, Valéria Rocha

Concepção Musical: Jonathan Silva

Preparadora Musical: Bel Borges

Preparação Corporal: Centro de Capoeira Angola Angoleiro Sim Sinhô

Ednaldo Chocolate e Jordana Dolores

Concepção Visual: Nina Vieira

Figurinos: Tayrone Porto e Coletivo Quizumba

Iluminação: Camila Andrade

Local: Praça de Eventos

Livre

Grátis

70 minutos

 

Espetáculo- Teatro

Os Coloridos - Com a cia. Os Crespos, dias 08/11 e 22/11, domingo, às 13h

 

Espetáculo infantil que questiona a visão deformante do racismo de forma lúdica, utilizando uma multiplicidade de cores como dispositivo para a reflexão à cerca da diversidade cultural e étnica do país. Duas araras, uma vermelha e outra amarela, contam uma à outra suas diferenças culturais e o valor de suas cores numa disputa de superioridade, mas com a chegada da arara azul todos conhecem a história da arara de muitas cores e descobrem a beleza de serem coloridos. Aos poucos, numa festa de cores, atores e público vão se tingindo com pó colorido e essa multiplicidade dá o tom lúdico da necessária harmonia entre as diferenças.

 

Local: Praça de Eventos.

Livre

Grátis

60 minutos

 

Circo

espetáculo

CIRQUIM DO SERAFIM - COM CIRCO NAVEGADOR, Dia 29/11, domingo, às 13h

 

O espetáculo traz à cena as velhas reprises que, são esquetes tradicionais de palhaço de circo apresentadas há séculos, porém com uma releitura de maneira que a um só tempo, faz-se a homenagem a matriz cômica brasileira e recria-se a dramaturgia para retratar poeticamente a vida no circo.

Ao longo de 18 anos de pesquisa do universo circense o Circo Navegador vem experimentando as variadas possibilidades cômicas do palhaço. As situações clássicas do circo “tradicional” combinadas com uma eficiente narrativa encantarão o público por meio da poética, da gestualidade, da música e das trapalhadas típicas dos palhaços.

Dois palhaços cultuam a imagem do Seu Serafim, o finado dono do circo, e perpetuam a sua presença por meio da crença de que ele ainda pode voltar. A dupla esfarrapada e faminta, porém feliz e com humor, chega de uma longa caminhada em busca de seus sonhos, carregando na bagagem as dificuldades de uma vida de muito trabalho e poucos prazeres. Com Circo Navegador. 

 

Ficha Técnica

Roteiro Direção – Luciano Draetta

Figurino – Soledad Perez

Cenário – Uro Ferreira e Alejo Linares

Elenco – Alejo Linares e Luciano Draetta

Trilha Sonora – Circo Navegador

Produção – Michel Rodrigues

Técnico de som e luz – Valdinei Silva

Duração – 60 minutos

Indicação etária – indicada a partir de 4 anos

 

Local: Praça de Eventos. 

Livre

Grátis

 

 

Dança

espetáculo

Yebo - Com Gumboot Dance Brasil, dias 20/11, sexta-feira, às 13h e 28/11, Sábado, às 16h

 

O Gumboot é um estilo de dança da África do Sul que nasceu no século XIX, nas minas de ouro e diamante. Trabalhadores falantes de sete dialetos diferentes criaram uma forma de se comunicar através das batidas nas botas que usavam ao explorarem as minas. Essas batidas evoluíram para uma dança, que chega aos palcos através da pesquisa do bailarino e coreógrafo Rubens Oliveira.

 

Local: Praça de Eventos. 

Livre

Grátis

60 minutos

 

 

oficina

Confecção de Bonecas Abayomi - com o Atelier Abayomi – De 01 a 29/11, domingos, das 14h às 17h.

 

A oficina traz uma oportunidade para desenvolver a arte em tecido e aliar a essência das nossas raizes africanas, com a transformação e customização para a fabricação de bonecas. A proposta é ensinar a fazer as “Abayomis”, em diversidades de tamanho, cores de tecidos e opções para adornos, enfeites, turbantes, a até mesmo acessórios, trabalhando em cada participante da oficina a essência da sua bonequinha, afinal Abayomi significa “Encontros Precioso”, e “aquele que traz felicidade e alegria”.

 

Local: Espaço de Tecnologias e Artes Livre

Grátis

 

Literatura

contação de histórias

África e Nordeste Brasileiro -  O Coração do Baobá  - com Sarah Elisa - Dias 02/11, segunda-feira, às 15h30 e 14/11,sábado, às 15h30

Histórias do continente africano e do nordeste do Brasil que embalavam à noite das crianças com sua riqueza de cores, belezas, sabores e fantasias. Nesta contação são apresentadas histórias de raízes africanas que influenciaram os causos e costumes nordestinos, como Coração do Baobá, uma lebre que no caminho de volta para casa encontra um baobá que desvenda um grande segredo. Com a atriz e contadora Sarah Elisa.

Local: Figueira

Livre

Grátis

50 minutos

 

bate-papo

Confraria Afro-Di-Verso: Luiz Gama - História e Histórias de Liberdade - com Oswaldo Faustino, Abílio Ferreira e Morabeza Nação, dia 07/11, Sábado, às 15h

 

Homenagem ao poeta Luiz Gama em um bate-papo musicado com Oswaldo Faustino, escritor, ativista, jornalista, estudioso da obra de Gama e autor do livro juvenil "À Luz de Luiz", e Abílio Ferreira, jornalista, escritor, ativista e estudioso de Luiz Gama. O grupo Morabeza Nação fará o cortejo, a musicalização e leitura de textos de Luiz Gama.

 

Local: Praça de Eventos.

Livre

Grátis

50 minutos

 

Leitura

Confraria Afro Di-versos: Oralidade e Literatura Infanto-Juvenil Afro-Brasileira - com Kiusam de Oliveira, Heloísa Pires Lima e Morabeza Nação, dia 21/11, sábado, às 15h30

 

Bate-papo musicado sobre oralidade e literatura infanto-juvenil com as escritoras Kiusam de Oliveira, Heloisa Pires Lima e grupo Morabeza Nação, que fará o acompanhamento musical e leitura de textos selecionados.  Kiusam de Oliveira é autora, entre outros livros, de "Omo-Oba: Histórias de Princesas", "O Mundo no Black Power de Tayó", "O Mar que Banha a Ilha de Goré" e "Omo-Oba: Histórias de Príncipes".

Heloisa Pires de Lima é autora, entre outros livros, de "A Semente que veio da África", "Histórias da Preta" e "O Marimbondo do Quilombo".

 

Local: Praça de Eventos.

Livre

Grátis

50 minutos

 

 

 

intervenção

Intervenção Cênica Sonhos - com a Cia. Os Crespos, dia 20/11, sexta-feira, às 11h30 e às 14h30

 

Personagens alegóricos vão se revelando ao público para falar de suas trajetórias. Temas como a valorização da mulher negra, o genocídio da população negra, afetividade, saúde emocional, entre outros, vão sendo discutidos com a plateia até que os personagens revelam seus sonhos, a partir da famosa frase de Martin Luther King Jr. "Eu tenho um sonho ( I have a dream)" dividindo pães doces (sonhos) com o público que também revela suas expectativas para o futuro. Com a Cia. Os Crespos.

 

Local: Varanda do Ginásio.

Livre

Grátis

50 minutos

 

 

Oficina de Quadrinhos, com Marcelo D'Salete - Técnicas, narrativas e diferenças 21 a 28/11. Sábado, às 14h

(Não recomendado para menores de 14 anos)

 

O artista apresenta uma oficina de iniciação aos quadrinhos, abordando temas como definição, breve história, elementos compositivos dos quadrinhos e técnicas, e convida os participantes a produzir suas próprias histórias a partir dos elementos apresentados.  Marcelo D'Salete (São Paulo, 1979) é autor de histórias em quadrinhos, ilustrador e professor. Estudou design gráfico no Colégio Carlos de Campos, é graduado em artes plásticas e mestre em história da arte pela Universidade de São Paulo.

Publicou diversas histórias em quadrinhos na revista Front, Graffiti, Quadreca, Suda Mery k! (Argentina), Contos Bizarros, +Soma e Stripburger (Eslovênia). Algumas dessas contando com a parceria dos roteiristas Kiko Dinucci, Eddy Gomez e Bruno Azevêdo.

Ele também ilustrou os livros infantis Ai de tí, Tietê de Rogério Andrade Barbosa; Duas Casas de Claudia Dragonetti; E Assim Surgiu o Maracanã de Sandra Pina; Zagaia e Da Cabula de Allan Santos da Rosa; As descobertas de Paulinho na Metrópole de Marina Torres; Olho Mágico de Tiago Melo; A Rainha da Bateria de Martinho da Vila; e diversos outros.

CUMBE (editora Veneta, 2014) é o seu terceiro livro de histórias em quadrinhos, versando sobre o período colonial no Brasil e RISCO (editora Cachalote, 2014) é o mais recente livro do autor. Inscrições no local 1 hora antes da atividade. 

 

Local: Espaço de Tecnologias e Artes.

Não recomendado para menores de 14.

Grátis

 

Exposição

Corpa Negra - Com Carolina Teixeira e Marta Mursa, de  01/11/2015 a 31/01/2016. Quarta a domingo, das 9h às 17h

 

A exposição une em aquarelas retratos e poesias de jovens artistas negras contemporâneas, residentes e atuantes na periferia da cidade de São Paulo. O título Corpa Negra é uma homenagem a Maria Tereza Moreira de Jesus (1974-2010), poetisa, compositora e atriz negra que inspira esta nova geração. A exposição busca dar visibilidade à poesia de mulheres engajadas em discutir raça, classe e gênero, residentes e atuantes nas periferias da cidade de São Paulo e propõe um espaço de escuta da voz negra, da voz de mulheres que querem transmitir e afirmar a força de suas raízes.

Os painéis confeccionados pela artista visual Carolina Teixeira com a colaboração da tecelã Marta Mursa, unem retratos e elementos poéticos de cada artista e uma homenagem a Maria Tereza Moreira de Jesus.

 

Local: Sede Social 

Livre

Grátis

 

Performance no dia de abertura da exposição

Palavras negrícias de Maria Tereza, dia 01/11, domingo, às 11h

- Abertura da exposição Corpa Negra Performance de dança e declamação de poesias de Maria Tereza Moreira de Jesus com as poetisas Queila Rodrigues (Cidade Tiradentes), Raquel Garcia (Cidade Tiradentes), Andréia Rosa (Itaim Paulista), Jennyfer Nascimento (Jd. Ibirapuera), Raquel Almeida (Pirituba) e a dançarina Sirlene Santos; seguida de bate-papo com o poeta Allan da Rosa, responsável por organizar a última obra publicada de Maria Tereza, o livro "Negrices em Flor".

Local: Sede Social.

Livre

Grátis

 

 

Meio Ambiente – Oficinas e atividades ao Ar Livre

Atividades e vivências que permitem o contato direto com a natureza nas áreas verdes da unidade.

 

Bicicletada Ambiental

Dias 02/11. Segunda, das 11h às 12h

08 a 29/11. Domingos, das 11h às 12h

20/11. Sexta, das 11h às 12h

 

Passeio de bicicleta pelas alamedas do Sesc Itaquera com destino a um polo de educação ambiental. Com o acompanhamento de um Agente de Educação Ambiental, o público poderá apreciar a paisagem e o contato com a natureza através de um meio de transporte não poluente. Nesta atividade são oferecidas algumas bicicletas para o passeio, mas convidamos a todos a participar com sua própria bike.

 

Ponto de Encontro: Praça de Eventos 

Livre

Grátis

 

 

Minimundo - com Agentes de Educação Ambiental

Dias 02/11. Segunda, das 14h às 16h

20/11. Sexta, das 14h às 16h

Nesta atividade os participantes conhecerão algumas curiosidades do mundo dos insetos e receberão uma pequena lupa para explorar os jardins e áreas verdes do Sesc Itaquera. Com a orientação dos agentes de educação ambiental as crianças poderão observar aspectos da fauna e flora de pequeno tamanho.

 

Local: Praça de Eventos.

Livre

Grátis

 

Eu, Tu, Árvores - Árvores Folclóricas - com Agentes de Educação Ambiental

Dias 08/11. Domingo, às 14h

22/11. Domingo, às 14h

 

Por meio de uma caminhada, os participantes poderão conhecer e trocar conhecimento sobre características da flora encontrada no Sesc Itaquera e Parque Natural Fazenda do Carmo. Com o tema das árvores folclóricas, será abordada a relação de algumas espécies da flora brasileira com a cultura dos povos tradicionais do país, por meio de histórias, lendas e mitos. Com agentes de educação ambiental do Sesc Itaquera.

 

Local: Praça de Eventos.

Livre

Grátis

 

Eu, tu, árvores! - com Agentes de Educação Ambiental

05 a 27/11. Quarta a sexta, das 10h às 12h e das 14h às 16h

Expedição pela área verde da unidade para conhecer e reconhecer as espécies de árvores nativas e exóticas pelo caminho. Pensaremos sobre a importância desses seres, suas relações com o ambiente e conosco. Atividade exclusiva para grupos agendados. Com Agentes de Educação Ambiental do Sesc Itaquera. Ponto de

 

Encontro: Sede Social.

Livre

Grátis

 

 

Observatório da Paisagem - com Agentes de Educação Ambiental

05 a 27/11. Quarta a sexta, das 10h às 12h e das 14h às 16h

A Zona Leste de São Paulo conta com poucas áreas verdes. A maior e mais importante é a Área de Proteção Ambiental (APA) do Carmo, onde está localizado o Sesc Itaquera. Nesta atividade observaremos as características desse território peculiar e conversaremos sobre a ocupação humana na região, sua importância para a saúde ambiental e o bem estar da população da Zona Leste. Atividade exclusiva para grupos agendados. Com Agentes de Educação Ambiental.

 

Ponto de Encontro: Benfeitores da Natureza.

Livre

Grátis

 

De onde vem, pra onde vai? - com Agentes de Educação Ambiental

05 a 27/11. Quarta a sexta, das 10h às 12h e das 14h às 16h

De onde vem o leite? Para onde vai a água da chuva? De onde vem a alface da salada? Saber de onde vem e para onde vão as coisas do nosso dia a dia nos ajudam a ter uma visão mais integrada do ambiente que nos cerca, dos ciclos que regem os processos naturais dos quais nós também fazemos parte e nos incentiva a buscar nossa própria história, quem somos e para onde vamos. Atividade exclusiva para grupos agendados. Com Agentes de Educação Ambiental do Sesc.

Indicado para crianças de 6 a 12 anos.

 

Ponto de Encontro: Sede Social.

Livre

Grátis

 

CINE AMBIENTAL

Exibição de “Quilombo Família Silva” – Direção de Sérgio Valentim, BRA, 2012, 15'

21/11. Sábado, às 14h

O documentário etnográfico aborda a luta para reconhecimento do primeiro quilombo urbano do Brasil, no Bairro Três Figueiras, Porto Alegre, RS. Após o filme, haverá um bate papo com um representante do Quilombo Ivaporunduva (Vale do Ribeira) e um representante do Núcleo Cultural Força Ativa da Cidade Tiradentes, trazendo suas experiências e saberes sobre quilombos rurais e urbanos.

 

Local: Sala de Convenções.

Livre

Grátis

Oficina

PLANTANDO ARTE NA HORTA - MÃO NA TERRA: PLANTIO NA HORTA

12/11. Quinta, das 14h às 16h

Esta vivência ambiental busca estimular o contato com a terra, com as práticas agrícolas, trocas de conhecimentos. Os participantes poderão conhecer o funcionamento da horta do Sesc e vivenciar todas as etapas de um plantio e colheita, além de dialogar e refletir sobre produção e consumo consciente. Com agentes de educação ambiental.

 

Ponto de Encontro: Horta. 

Livre – Grátis

 

 

 

Serviço:

Sesc Itaquera - Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000, Itaquera. São Paulo/SP                                                                                    

Funcionamento da unidade: De quarta a domingo, das 9h às 17h.
Acesso à unidade: Grátis 
Estacionamento: R$ 10,00 (credencial plena) e R$ 20,00 (demais frequentadores). 
Telefone para informações: (11) 2523 9200

Local: Palco da Orquestra Mágica (ar livre)

12 mil pessoas

Local: Praça de Eventos.

800 pessoas
Local: Figueira (ar livre).

40 pessoas

Local: Quiosque da Praça.

35 pessoas

Local: Bosque dos Quiosques (ar livre).

100 pessoas

sescsp.org.br/itaquera
facebook.com/sesc.itaquera
twitter.com/sescitaquera

 

 

Comentários
Assista ao vídeo