Viver - Beber e Comer

BROOKLINFEST TRAZ DIVERSIDADES GASTRONÔMICAS AO AR LIVRE NAS RUAS DO BROOKLIN

2 de Outubro de 2015

BROOKLINFEST TRAZ DIVERSIDADES GASTRONÔMICAS AO AR LIVRE NAS RUAS DO BROOKLIN

Para saborear diversos pratos da autêntica cozinha alemã basta ir ao BrooklinFest que acontece em 17 e 18 de outubro.  O evento multicultural atrai milhares de pessoas que vão em busca dos atrativos culturais que a festa proporciona e querem se deliciar com as iguarias, como o joelho de porco, um dos pratos mais procurados do festival.  A comida germânica é forte e marcante, por isso a melhor maneira de explorar esta cultura é visitando um dos cinco restaurantes alemães ou então percorrer as barracas presentes no quadrilátero das ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernardino de Campos, onde o visitante vai encontrar pratos da culinária alemã e de outros países.

 

  

O restaurante Zur Alten Mühle está estabelecido há 35 anos na região do Brooklin e disponibilizará um vasto cardápio para o evento, como o Eisbein grelhado acompanhado de chucrute e batata sauté e o Bouletten que é um bolinho de carne alemão. Bebidas de marcas germânicas também poderão ser degustadas pelos clientes. Além do espaço físico, o Zur Alten Mühle preparará uma tenda na frente do local ampliando o espaço para o atendimento ao público.

Já o restaurante Rei do Joelho montará uma tenda com o foco no Eisbein em churrasqueira giratória. No Brasil, o prato é conhecido como joelho de porco e como Schweinshaxe na Baviera. O joelho de porco é tradicionalmente servido com chucrute e batatas cozidas. Nesta tenda, serão servidos também lanches de pernil, salsichão, refrigerantes e chopes claros e escuros.

 

 

 

 

 

 

 

 

Rei do Joelho / Fotógrafa Tati Corsini

Além disso, haverá três restaurantes da SOBEI - Sociedade Beneficente Equilíbrio de Interlagos, cuja renda arrecadada na festa auxiliará na manutenção das creches que atendem cerca de 4 mil crianças, projetos para jovens e adultos e atividades para a melhor idade. Os restaurantes serãogeridos por voluntários e também estarão repletos de gostosuras como Salsichas Cervelá, Salsicha Weisswurst, Chucrute (repolho) e Salada de batatas e, é claro, o prato mais procurado do evento, o Joelho de Porco.

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Contudo, quem quiser saborear iguarias de outros países terá à sua disposição muitas barracas gastronômicas abastecidas com pratos portugueses, espanhóis e japoneses, como o Bolinho de Bacalhau, Paella e Yakissoba, respectivamente. Expandido as sugestões os visitantes encontrarão ainda queijos mineiros, milho verde e derivados, pastéis, batata suíça, batata no cone, crepe suíço, hambúrgueres, pretzelsstrudels de maça, entre outros.

Já entre as especialidades brasileiras, a barraca mais concorrida é a de Acarajé. E para adoçar ainda mais o evento, os visitantes poderão degustar doces brasileiros que também conquistam corações e estômagos. E a lista é grande, tem pé de moleque, paçoca, tapioca, doce abóbora, doces cristalizados e de gengibre, cocada mole e dura, rapadura, compotas de doce de leite, bolos, frutas e espetinhos de frutas banhadas com chocolate, etc.

  

                                                                                                                                                                                                                 

 

 

 

 

 

 

 

 

Strudel de Maçã /  Empresa Patko

Para completar a festa, as crianças podem comer brigadeiros e beijinhos de colher, enquanto assistem as diversas atividades do Espaço Criança. Outro destaque é para o biscoito típico alemãoLebkuchenherz.

  

 

           

 

 

 

 

 Empresa fabricante do Lebkuchenherz: Pan-Ya Brasil

 

 

 

 

 

 

 

 

A 21ª edição do BrooklinFest  é organizada pela AEMB - Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin, e traz como tema “Zusammen (juntos) - Ações que Transformam” que foi justamente pensado para promover ações de convivência e transformação social, sendo uma delas o resgate da cidadania através da proximidade com o Poder Público. O assunto homenageia entidades sociais que cultivam os eixos da solidariedade, através de muita programação cultural gratuita e compartilhamentos de informações.

Enquanto o público sacia o apetite, é possível contemplar nos palcos dançarinos alemães vestidos com trajes típicos femininos e masculinos. Há ainda apresentações de música, circo, filme, literatura, etc. Além dos palcos, as performances acontecerão de maneira itinerante pelas ruas. É válido lembrar que a entrada é gratuita!

Serviço:

XXI BrooklinFest

Dias: 17 e 18 de outubro

Local: Quadrilátero das Ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernardino de Campos

Horário: das 10h às 22h

Entrada gratuita

Mais informações através do site www.aemb.org.br.

Abraços, 

Grasieli Évoras

Comentários
Assista ao vídeo