Colunistas - Rodolfo Bonventti

A TV Tupi carioca traz como atrações Dorival Caymmi e João Gilberto

27 de Outubro de 2010
O ano de 1951 não é muito lembrado quando se traça a linha do tempo da TV brasileira, mas ele foi de fundamental importância porque trouxe uma pequena "revolução" para a nossa telinha. De um lado o mercado já registrava quase sete mil aparelhos de televisão instalados nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro; na outra ponta, começavam a ser fabricados os primeiros aparelhos genuinamente nacionais que tinham a marca Invictus, marca do empresário Bernardo Kocubej e surgia a primeira concorrência com a inauguração da PRG3 TV Tupi do Rio de Janeiro.



A data de estreia da TV Tupi carioca não podia ser melhor: 20 de janeiro, dia do padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, São Sebastião. Era um dia de muito sol, e o carioca ficou extasiado com a primeira imagem surgiu anunciando o surgimento do Canal 6, a TV Tupi do Rio de Janeiro.

A emissora foi inaugurada por Assis Chateaubriand e pelo então presidente da Nação, Eurico Gaspar Dutra, exatamente às 12h50 do dia 20 de janeiro de 1951, e ela ficava no mesmo prédio da Rádio Tupi e da Rádio Tamoio, na Rua Venezuela. A torre e os transmissores ficavam no Pão de Açúcar. Somente em 1955 a emissora se transferiu para a Urca, exatamente onde ficava o antigo Cassino da Urca.



Desde sua primeira transmissão, a TV Tupi Canal 6 do Rio se diferenciou da sua concorrente paulista pela sua programação mais ousada e, ao mesmo tempo, muito mais descontraída, com muitas externas, transmissões de partidas de futebol diretas dos estádios e peças de teatro que eram levadas ao vivo, diretamente dos principais palcos cariocas.

Interessante observar que as duas emissoras embora fossem do mesmo dono, possuíam total independência e operavam da forma que achavam melhor, já que ainda estávamos em um tempo que toda a programação era ao vivo e fitas de videoteipe ainda eram um sonho distante.



Na programação inicial, a Tupi carioca colocou 19 indiozinhos fazendo uma representação e trouxe muitos números musicais, entre eles o compositor e cantor baiano Dorival Caymmi (1914-2008) e o Grupo Garotos da Lua, ao qual pertencia o ainda desconhecido João Gilberto, todos eles apresentados pelo jornalista e compositor Antonio Maria (1921-1964). À frente da equipe técnica e da programação estavam o filho de Assis Chateaubriand, Fernando Chateaubriand Bandeira de Mello e José Mauro.



Mazzaropi foi o único artista que esteve nas duas inaugurações. Da mesma forma como fez em São Paulo com o seu "Rancho Alegre", o cômico também foi uma das atrações da emissora carioca logo no seu primeiro dia, mas o Canal 6 do Rio também teve em Carequinha com o "Circo Bom Bril", que depois se transformou no "Circo do Carequinha"; Jota Silvestre (1922-2000) com "O Céu é o Limite"; Aerton Perlingeiro (1921-1996) e o "Clube dos Artistas" e Flávio Cavalcanti (1923-1986) com "Um Instante Maestro!", os seus grandes destaques nos primeiros anos da emissora carioca.

Na semana que vem, os mitos do teatro se rendem à telinha.
Comentários
Assista ao vídeo