Colunistas - Rodolfo Bonventti

Era uma vez na TV: O que levar ao ar amanhã?

8 de Setembro de 2010
Depois do boa noite senhores telespectadores de Yara Lins, naquele hoje distante 18 de setembro de 1950, foi a vez de surgir o primeiro apresentador de um programa, ou melhor, de um show na TV brasileira, e ele foi Homero Silva (1918 - 1981), dono de uma voz marcante e já nessa época um dos nomes mais importantes da Rádio Tupi de São Paulo, onde apresentava o programa infantil "Clube do Papai Noel".


Homero Silva

Coube a Homero Silva comandar o "TV na Taba", oficialmente o primeiro programa da nossa telinha, um show que teve um pouco de tudo. Começou com uma linda menina loira de apenas cinco anos, com um cocar na cabeça de apenas uma pena, simbolizando o indiozinho símbolo da emissora. Era Sonia Maria Dorce, filha do maestro Francisco Dorce, que depois teria uma bela carreira na emissora. Coube a ela dizer a célebre frase: "Está no ar a televisão do Brasil".


Ensaio para o primeiro dia

E com a sobriedade de sempre, Homero Silva desfilou pelos estúdios, apresentando aquela "estranha" novidade aos telespectadores acompanhado de duas belas e jovens atrizes: Helenita Sanches, para quem não sabe, irmã do ator Luiz Gustavo, viúva do diretor e autor Cassiano Gabus Mendes e mãe dos atores Tato e Cássio Gabus Mendes e Miriam Simone,que abandonou a carreira alguns anos depois.

Mas o primeiro programa teve muita música e de todos os tipos: popular, clássica e até um hino, mais conhecido como "Canção da TV", composto especialmente para a data pelo poeta Guilherme de Almeida e pelo maestro Marcelo Tupinambá, e interpretado na última hora por Lolita Rodrigues, que substituiu Hebe Camargo, a quem inicialmente caberia a missão.


Cassiano Gabus Mendes

A cantora Wilma Bentivegna, o Conjunto Quatro Amigos, o cantor Osny Silva, a Grande Orquestra Tupi comandada pelo maestro George Henry, o pianista e maestro Rafael Puglieli e a rumbeira cubana Rayito Del Sol (mas isso não é nome de protetor solar?), acompanhada de Dom Pedrito, foram as grandes atrações musicais do primeiro show da nossa telinha.

A dança, o teleteatro, a poesia e o humor completaram aquela programação do primeiro dia. E foi assim que a bailarina Lia Marques, uma das principais bailarinas clássicas do Teatro Municipal, apareceu vestida de índia estilizada interpretando um número de dança clássica intitulado "Romance Espanhol" (uma índia e um romance espanhol....uma estranha combinação, mas tava valendo, afinal tudo era experimentação!).

Para não ficar só na música e na dança, Demerval Costa Lima, o diretor artístico da emissora e Cassiano Gabus Mendes (1927 - 1993), seu principal assistente, incrementaram o primeiro show com as poesias de Rosalina Coelho Lisboa, a madrinha oficial da nova emissora; o humor simples e sarcástico de Pagano Sobrinho, a "Escolinha do Ciccilo", escrita pelo humorista Paulo Leblon e o "Rancho Alegre" do caipira Mazzaropi, o eterno Jeca do nosso cinema e da TV. Para completar a noite de variedades, o primeiro esboço de teledramaturgia com Walter Forster, Lia de Aguiar e Vitória de Almeida vivendo uma história romântica por alguns minutos.

Mas o sonho acabou em uma espécie de pesadelo quando ao som da música "Acalanto", de Dorival Caymmi, o programa se encerrou. Foi então que Demerval, Cassiano, Luiz Gallon e os artistas que já pertenciam ao cast da nova emissora pararam para pensar: e amanhã? O que fazemos? TV tem todo dia? Alguém já pensou em o que por no ar amanhã?

Pois é, havia mais de 200 aparelhos de televisão espalhados pela cidade de São Paulo e uma expectativa muito grande para saber o que viria no dia seguinte. Mal sabiam os novos telespectadores e Assis Chateaubriand que ninguém sabia responder a essa pergunta!
Comentários
Assista ao vídeo