Viver - Saúde

Personagem real protagoniza campanha chocante do Dia Nacional do Combate ao Fumo

28 de Agosto de 2015

O Dia Nacional do Combate ao Fumo (29 de Agosto) foi a data escolhida para a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná lançar uma ação de combate ao tabagismo que aborda o tema de maneira inusitada e sensível.

 

Trata-se de um filme que conta a história verídica do curitibano João Cândido (foto em anexo). Pai de três filhas, avô de um neto, marido com sólido casamento e professor universitário bem sucedido, o personagem revela como é sua vida hoje por causa do cigarro. 

 

Tudo porque um câncer na laringe, descoberto 14 anos após ter largado o vício, mudou completamente a sua história. A doença levou embora as suas cordas vocais e, junto, a sua voz. Para se comunicar, João precisa utilizar um aparelho batizado de “laringe eletrônica”, que confere à sua fala um tom robótico.

 

Após conhecer a parte feliz da história de João Cândido, quem assiste ao filme é transportado para uma banca de jornal de Curitiba (PR), onde João assume o papel de vendedor. Lá, câmeras escondidas captaram a reação de espanto dos clientes ao serem abordados por João, que aproveita o ato da compra do cigarro para contar a outra parte de sua história pessoal, aquela que ele não quer que se repita com ninguém.

 

O filme conta com os depoimentos dos clientes, logo na saída da banca. Emocionados, eles confessam como o drama vivido pelo professor os fez refletirem sobre as consequências que o vício pode causar. Ponto para João, o “homem sem voz” que atualmente ministra aulas, participa de palestras e atua como porta-voz do combate ao fumo.

O cigarro é um dos principais causadores de doenças no mundo. Infarto, trombose, leucemia, aneurisma, úlcera e câncer decorrentes deste vício matam cerca de 5 milhões de fumantes todos os anos, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). “O Governo acredita na importância dos investimentos tanto na saúde quanto na educação sobre a saúde. Assim, toda ação que busca combater o vício do cigarro sempre terá o nosso apoio”, diz Paulino Viapiana, secretário de Estado da Comunicação Social.

Comentários
Assista ao vídeo